quinta-feira, 1 de julho de 2010

Participação Especial com Sylvia Senny

Tudo é aprendizado
A vida é um exímio mestre...

Numa ultima viagem que fiz de SP para ATA, no primeiro andar do ônibus quando fui procurar minha confortável poltrona de numero 27 do lado da janela, a mesma já havia sido ocupada pelo integrante de um grupo de dez jovens que estavam indo pra Araçatuba para trabalhar em um dos eventos da virada cultural.
Bem contraditoriamente ás regras das “damas na preferencial” eu cedi meu lugar e fui sentar na parte inferior do ônibus na poltrona de numero 50, no corredor.
Tentei descansar mais não consegui. Como nada é por acaso fiquei ouvindo a conversa dos passageiros ao lado, uma senhora de cinquenta anos que vamos chamar apenas de Maria; avó de uma criança de um ano e meio. Maria contava sua história de vida ao passageiro do lado, um senhor bem distinto beirando seus sessenta anos aproximadamente; este ouvia com atenção o relato da avó que teve que assumir os cuidados da netinha. Amizade firmada. O senhor brincava com a criancinha aqui chamada apenas de “Gi” e esta intitulou-o de “vovô”.

Tentei dormir mais a pequena criança estava inquieta. Comecei a observar melhor o desenrolar da prosa.
Bem, “vovô” disse uma frase que em fez ascender o celular e escrever este artigo no escuro:
“As crianças são as maiores líderes que existem. Monopolizam nossa atenção e conseguem o que desejam sem nenhum esforço.”
Pensei: Uma criança traz consigo a ousadia de descobrir o novo. Seus olhos ávidos observam tudo á sua volta com a esperança de que tudo sempre estará bem.
Envelhecemos nosso espírito porque a preocupação toma conta de nossos pensamentos, a ansiedade tem nos levado aos consultórios psiquiátricos e á calmantes e antidepressivos. (“Quem não for como uma criança não herdará o reino dos céus...”).
Precisamos ter a auto confiança de uma criança, que caindo aprendeu andar e descobre maravilhada que pode correr. Desfrutar cada segundo da vida absorvendo o melhor de cada momento. Resumidamente como Gi, precisamos reaprender a viver.

Um comentário: