domingo, 31 de janeiro de 2010

Folhetim Cultural: Biblioteca é fechada e 1º Ciranda Cultural é cancelada

Os cidadãos que utilizam os serviços prestados pela Biblioteca Municipal da Cidade de Santa Isabel ficaram sem poder fazer pesquisas escolares, sem poderem utilizar o programa de entrega familiar onde são emprestados livros para leitura, a razão para isso ter acontecido foram às fortes chuvas que caíram na cidade principalmente as chuvas dos últimos dias de janeiro. A Biblioteca que ainda está sem sede, estava funcionando num prédio alugado pela prefeitura na Rua João Pessoa, agora não irá abrir por tempo indeterminado. Assim diz o cartaz colocado na porta da sede provisória da Biblioteca, nós procuramos o Diretor de Cultura, porém, ele não estava no Centro Cultural, tentamos entrar em contato pelo celular, mas as nossas ligações caíram todas na caixa postal, nós fomos informados que o diretor de cultura não estava na cidade, funcionários da Biblioteca disseram que não podiam falar nada sobre o assunto segundo eles seguindo ordem da Secretária de Educação e Cultura da cidade e do Prefeito Hélio (PSDB), enviamos perguntas para a assessoria de imprensa da cidade na quinta feira (28), mas até o fechamento desta edição domingo (31) não recebemos resposta.

Na tarde de sábado (30) estivemos em frente a sede provisória da Biblioteca para ouvir o que os moradores da cidade pensam em relação ao que está acontecendo com a Biblioteca.

Ouvimos o pai de família Uélisson, 36 anos de idade, morador do bairro Monte Negro, perguntado sobre o que ele pensa sobre a situação da Biblioteca ele respondeu o seguinte. “Muito ruim para as nossas crianças, eu mesmo tenho cinco filhos e eles fazem trabalhos de escola aqui, ai está fechado não tem como eles fazerem os trabalhos”.

Perguntamos a ele também se ele acha pouco o que é feito pela Secretaria de Cultura pela Biblioteca da cidade e o que a Secretaria poderia estar fazendo para melhorar os serviços prestados pela Biblioteca, esta foi a resposta “Eles tem que aplicar mais verba pública, o dinheiro tem que ser melhor aproveitado”. Ele ainda nos contou que as suas cinco filhas usam a Biblioteca. “Livros que não tem em casa tem na biblioteca geralmente tem tudo na Biblioteca e em casa às vezes não tem”. Ele terminou a entrevista concluindo “A Biblioteca é muito importante”.
Ouvimos também o jovem de 18 anos, morador do bairro Pouso Alegre Arthur. Ele nos disse “Uma cidade não pode ficar sem biblioteca a nossa população tem que ter acesso a literatura” Ele falou o que pensa sobre o trabalho da Secretaria de Cultura em relação a Biblioteca já que a Biblioteca está sem sede e no prédio alugado, agora está fechada “Eu não posso achar nada, porque eles não estão fazendo o papel deles na verdade, falta comprometimento deles com a população”.

Além da Biblioteca ter sido fechada um evento cultural estava sendo realizado no local e era a “ 1º Ciranda Cultural” devido ao acontecido este evento foi cancelado.
Ao longo da semana nós tentaremos entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura da cidade para que eles possam prestar esclarecimentos para a população isabelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário